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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

AeroInvestiga - EgyptAir - MS804 - Investigação

     No dia 19 de Maio de 2016, um Airbus A320-232 da EgyptAir, decolou de Paris e desapareceu do radar sobre o Mar do Mediterrâneo, perto do Cairo, com as 66 pessoas abordo.

• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Airbus A320-200.
→ Companhia: EgyptAir.
→ Prefixo: SU-GCC.
→ Numero de Construção: cn 2088.
→ Primeiro Voo: 25 de Julho de 2003.
→ Idade da Aeronave: 12 Anos.

Dados do Voo:
Número do Voo: MS804.
Aeroporto de Partida: Aeroporto de Charles de Gaulle.
Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Cairo.
Passageiros: 56.
Local do Acidente: Mar do Mediterrâneo,

              | SU-GCC, registrado em Janeiro de 2015 | Foto: Tommy Desmet | Copyright: Airliners.net |

     Na noite do dia 18 de Maio de 2016 (no Brasil) e 2:45 do dia 19 no horário do Cairo, um Airbus A320-200 da EgyptAir desapareceu do radar do Egito, enquanto sobrevoava o Mar do Mediterrâneo.

     De acordo com as últimas informações na hora da postagem, a aeronave estava em cruzeiro a 37.000 mil pés (FL370) quando parou de emitir sinal pelo transponder e desapareceu do radar.
     Até então não se tinha nenhuma informação do paradeiro da aeronave ou dos destroços.

          | Trajetória da aeronave até o desaparecimento | Foto: FlightRadar24 |

          | Dados do voo da aeronave até o desaparecimento | Foto: FlightRadar24 |

     Um detalhe interessante é que em 29 de Março de 2016, o irmão mais novo desta aeronave (SU-GCB) foi sequestrado por Seif Eldin Mustafa após decolar do aeroporto de Borg El Arab. O Final foi feliz quando a aeronave pousou em Larnaca, e horas depois o sequestrador se rendeu e soltou os reféns.
     Outro detalhe é que um Airbus A320 da Air Asia caiu no Mar de Java decorrente de erro do piloto , ao reiniciar o FAC CB devido a uma falha no regulador do leme, no estabilizador vertical, a 2 anos atrás, em 2014.
     E em outubro de 2015, um Airbus A321 da Metrojet (Kogalymavia), foi derrubado na Península do Sinai decorrente de uma bomba abordo (de autoria do Estado Islâmico), que ao explodir gerou descompressão explosiva que partiu a aeronave ao meio em pleno ar.

     As 3:00 (BRT) foi informado pelas autoridades egípcias que a aeronave emitiu um SOS e que a aeronave tinha caído. Mas ainda não havia confirmação dessas informações.
     As 4:00 (BRT) foi confirmado pelas autoridades que a aeronave emitiu um ELT, ou por extenso: Emergency Locator Transmitter (Transmissor de Localização em Emergência), detectado durante a busca na aeronave no Mediterrâneo. Mesmo assim, estava circulando que esta informação era um equivoco.
     As 4:30 (BRT) as equipes de resgate chegam via aérea na região do desaparecimento.
     As 5:00 (BRT) a fabricante da aeronave (Airbus) publica uma declaração em sua PG no Facebook.
     As 6;00 (BRT) várias embarcações estavam se aproximando da região aonde foi emitido a última transmissão do ADS-B da aeronave. Como tempo estava bom na área o mistério deveria ter fim ainda no dia 19, mas não houve sucesso nas buscas pela aeronave desaparecida.

     No final da manhã (no Brasil), foi notificado que 2 objetos foram encontrados boiando no local do desaparecimento. Após encontrarem, o vice-presidente da EgyptAir informou em entrevista que foi achado os destroços da aeronave. Agora restava saber se era mesmo da aeronave ou não.

     O Ministro de defesa do Egito informou em conferência, que a aeronave depois de entrar no espaço aéreo egípcio, realizou manobras para ambos os lados (90º a esquerda e 360 a direita) em quanto descia do nível 370 para 150, desaparecendo do radar sobre o Mediterrâneo, ao FL100.

     As 15:00 (BRT), o presidente do comitê grego de segurança informou que os destroços encontrados boiando não são da aeronave. A análise mostrou não ser pertencente a uma aeronave.

     A BEA foi acionada e começou a investigar o acidente.

     O que é FATO até então, é que a aeronave desapareceu enquanto estava a 37 mil pés, o tempo estava ótimo no local do desaparecimento do A320, e que não pousou em nenhuma ilha ou pista de pouso próximas ao local do último contato. Somente isso.

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• Atualização #1 - 20/5/2016.

     Exercito Egípcio notificou por volta das 6:00 (BRT) que acabou de localizar alguns destroços da aeronave a 290 km ao norte de Alexandria. De acordo com a informação, foram encontrados pedaços da aeronave e pertences dos passageiros. O local condiz com a trajetória de curvas que o ministro de defesa afirmou que o A320 realizou antes de desaparecer do radar egípcio.
     Mais tarde, foram encontrados corpos no local.

     Durante a manhã (no Brasil), foi divulgado pelo AVH as mensagens enviadas pelo ACARS da aeronave, indicando fumaça abordo do avião. Segue abaixo a nossa interpretação das mensagens.

00:26Z 3044 ANTI ICE R WINDOW. (Falha no anti-gelo da janela do comandante (esquerda))
00:26Z 561200 R SLIDING WINDOW SENSOR. (Falha no sensor da janela do comandante)
00:26Z 2600 SMOKE LAVATORY SMOKE. (Fumaça no banheiro logo ao lado da porta do cockpit)
00:27Z 2600 AVIONICS SMOKE. (Fumaça na área de aviônica da aeronave (abaixo do cockpit)).
00:28Z 561100 R FIXED WINDOW SENSOR. (Falha no sensor da janela do co-piloto)
00:29Z 2200 AUTO FLT FCU 2 FAULT. (Falha na unidade de controle da aeronave).
00:29Z 2700 F/CTL SEC 3 FAULT. (falha na unidade de controle dos spoilers).
00:29Z - Fim das mensagens.

     A maioria das mensagens indica que algo ocorreu na parte frontal da aeronave. Poderia se suspeitar que uma bomba explodiu, mas o satélite norte americano não detectou sinais de explosão no local na hora do desaparecimento, e também a hipótese de uma bomba, certamente daria o fim em imediato na aeronave (não emitiria mais mensagens), mas a mesma continuou por mais 2 minutos enviando alertas, assim, com isto, a chance de terrorismo vai sendo descartada.

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• Atualização #2 - 21/5/2016.

     Foi liberado pela manhã (no Brasil) do dia 21, as primeiras imagens dos destroços da aeronave.

          | Destroços da aeronave recolhidos do Mediterrâneo | Fotos: Egypt Army (Forças Armadas do Egito) |

     Também, como se esperava, a BEA confirmou as informações do ACARS.

     Foi disponibilizado os últimos diálogos da tripulação do A320 com o ATC da Grécia:

▬ Piloto - Hello, hello, EgyptAir 804, FL370, squawk number 7624.
▬ ATC - EgyptAir 804 radar contact.
▬ Piloto - Tank you so much!
▬ ATC - EgyptAir contact Pandova 1 2 0 decimal 7 2 5, good night!
▬ Piloto - Tank you so much, good night!

     Segue abaixo a nossa tradução para o português:

▬ Piloto - Olá, olá, EgyptAir 804, FL370, squawk numero 7624.
▬ ATC - EgyptAir 804 contato radar.
▬ Piloto - Muito Obrigado!
▬ ATC - EgyptAir contate Pandova 1 2 0 decimal 7 2 5, boa noite!
▬ Piloto - Muito Obrigado, boa noite!

     No contato, tudo parece normal, mas sabemos que instantes depois o ACARS enviará os reportes e a aeronave se desaparecerá do radar. A única coisa que este diálogo dá a entender é que estava tudo rotineiro até o fim do contado com o ATC, informação que ajuda em nada a descobrir o motivo do acidente.

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• Atualização #3 - 22/5/2016.

     No Domingo, teve o re-inicio das buscas pelos gravadores (CVR e FDR) da aeronave.

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• Atualização #4 - 23/5/2016.

     Na madrugada (no Brasil). surgiu a informação contraditória não oficializada, que o piloto entrou em contato com o ATC (Torre de controle) do Egito, informando que a fumaça resultante de incêndio abordo tinha tomado conta da cabine e do cockpit, nessa situação ele pediu autorização para descer para FL150 (15.000 pés). Essa informação se encaixa perfeitamente com os fatos até aqui, mas como dito acima, é contraditório, indo atrás do que foi oficializado pelo órgão de investigação. Mas se for verdadeiro isto, finalmente teríamos o motivo do acidente sem precisar do CVR e FDR.
     Horas depois o BEA se pronunciou dizendo que a informação é Falsa, os pilotos nunca entraram em contato com o ATC do Cairo (Egito). Como esperado era falsa a informação.

     Durante a noite (no Brasil) surgiu a informação que as autoridades egípcias haviam negado que a aeronave realizou as curvas e a descendência a 15.000 pés antes de desaparecer. Novamente Grécia e Egito contradizendo um ao outro. Agora é esperar o pronunciamento da BEA para confirmar.
     • Opinião ANG - ''Autoridades brincando de investigar acidente aéreo''. Sem Mais.

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• Atualização #5 - 24/5/2016.

     As 6:30 (BRT) foi informado por um perito egípcio que os restos mortais encontrados no dia 21 de maio, tem sinais de explosão. Se não basta-se as contradições entre Grécia e Egito, agora embola de vez a investigação, com esta informação. Estamos aguardando confirmação da BEA para esta notícia.
     A explicação do legista para esta conclusão é: ''Não há nenhuma parte do corpo inteira, nem um braço nem uma cabeça. A explicação lógica é explosão''.
     • Opinião ANG - Me vem apontar explosão se nem menos confirmar resquícios de material explosivo nos restos mortais! Nossa, esta parecendo puro amadorismo esta investigação!!!

     Horas mas tarde, o chefe de medicina do Egito refutou a informação que os restos mortais indicavam explosão abordo da aeronave. Era de se esperar que fosse errônea a informação.

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• Atualização #6 - 26/5/2016.

     A Airbus informou no dia 26 de maio, que recebeu os sinais ELT (Transmissor de Localização em Emergência) do Airbus A320 da Egyptair. A Fabricante enviou os dados para BEA que reenviou para as equipes e resgate, que com os dados recebidos tiveram o campo de busca reduzidos a 3 milhas.

     Um navio francês especializado em detecção de gravadores aeronáuticos está a caminho do local do acidente. O navio Laplace se encontra atualmente na ilha de Córsega, e deve chegar ao local nos próximos dias. Espera-se que com este navio hidrográfico, os gravadores sejam encontrados mais rapidamente, provavelmente até o fim do mês já estejam localizado os destroços e os gravadores.

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• Atualização #7 - 29/5/2016.

     Foi informado no dia 28 de Maio de 2016, que a BEA contratou um navio da DOS (Deep Oceanic Search Ltd) para agilizar ainda mais as buscas pelos gravadores e os destroços. O navio zarpou da Irlanda no sábado (dia 28) e vai demorar 12 dias para chegar no local de detecção do ELT.
     A embarcação ainda tem que ancorar em Alexandria para o embarque dos investigadores, ai explica a tamanha demora para o navio iniciar suas operações no local do acidente.

     • Opinião ANG - A embarcação vai chegar ao local no 22º dia após o acidente, faltando apenas 8 dias para o fim dos bips dos gravadores. Como no MH370, os erros vão custando caro, este navio deveria ter sido contratado nos primeiros dias (quando encontraram os únicos destroços).

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• Atualização #8 - 31/5/2016.

     No dia 30 de Maio, o NOAA informou que detectou em seu satélite o ELT da aeronave.

     O navio hidrográfico Laplace esta na reta final (já na região no Mediterrâneo), a caminho do local aonde foi enviado o ELT do A320. A embarcação deve chegar no local em possíveis 24 horas.
     Enquanto isso, o outro navio, pertencendo a DOS, ainda está muito longe e deve demorar 9 dias para chegar ao local (por volta do dia 9 de Junho). Confira abaixo o papel de cada embarcação.

Laplace - Detecção de CVR e FDR.
John Lethbridge - Recuperação de objetos no fundo do mar (Deep Oceanic Search).

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• Atualização #9 - 1/6/2016.

     No primeiro dia de trabalho do navio hidrográfico Laplace, já foi detectado o sinal de um dos gravadores, no local do envio do ELT. Agora os esforços são para detectar o do segundo gravador.
     Os gravadores só poderão ser resgatados quando o navio da DOS chegar ao local, daqui 8 dias.

          | Detector 800 do navio hidrográfico Laplace que detectou um dos gravadores | Foto: EuroNews |

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• Atualização #10 - 9/6/2016.

     Chegou a Alexandria durante a tarde no Egito (inicio de manhã no Brasil), o navio da DOS (John Lethbridge) que já partiu (horas depois) com os investigadores da BEA rumo ao local do acidente para recuperar um dos gravadores detectado no dia 1º de Junho pelo navio hidrográfico Laplace.

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• Atualização #11 - 13/6/2016.

     No dia 10 de Junho, o navio John Lethbridge da DOS chegou ao local do envio do ELT.

     No dia 13 de Junho, a CAA confirmou que a aeronave realizou o desvio de rota, indo para a esquerda, fazendo um 360 graus (baixando a altitude ao mesmo tempo) e desapareceu dos radares primários. A Informação tinha sido negada pelo Egito no dia 23 de Maio, mas agora foi confirmada pelo Civil Aviation Authority do Egito (Autoridade da Aviação Civil).

     No mesmo dia a BEA aceitou a participação do NTSB na investigação.

     • Opinião ANG - O John Lethbridge da Deep Oceanic Search, já esta a 3 dias no local, e até agora nada de informação do recolhimento do possível gravador, que foi detectado. A área de busca é de cerca de 2 km quadrados, se foi um engano o sinal captado nesse raio, a informação deveria ter sido disponibilizada. Os sinais dos gravadores vão cessar daqui alguns dias (24 de Junho), e é de ficar impressionado a tamanha demora por alguma informação. O Jeito no momento é aguardar, com a expectativa da confirmação da localização de pelo menos um dos gravadores, de preferência o FDR.

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• Atualização #12 - 15/6/2016.

     Localizado. No dia 15, o navio da DOS (John Lethbridge) encontrou vários destroços da aeronave, sendo eles, os principais (pedaços da fuselagem), fotos foram tiradas para ser criado um mapa de localização de cada fragmento da aeronave. Agora sim, os gravadores serão encontrados.

     Estamos aguardando a liberação das imagens para publicarmos aqui.

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• Atualização #13 - 16/6/2016.

     Finalmente foi recuperado um dos gravadores da aeronave. O submarino robótico do navio da Deep Oceanic Search trouxe para a superfície hoje o CVR do avião. Mas o gravador estava com sérios danos, mas o módulo de memória foi extraído, e posteriormente será feito a leitura dos dados.

     Agora o foco é detectar e recuperar o FDR que ainda está perdido no Mediterrãneo.

     Os próximos dias serão de apreensão, os áudios darão o veredito em praticamente todas as teorias sobre a queda da aeronave. Agora fica a torcida para que a leitura do módulo de memória, seja feita com êxito.

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• Atualização #14 - 17/6/2016.

     Durante a tarde no Egito (inicio de noite no Brasil) teve inicio o processo de análise física do módulo de memória do CVR. Naquele momento, os técnicos estavam avaliando as condições físicas do mesmo, se não fosse possível coletar os dados, eles enviariam para a sede do NTSB em Washington.

     Durante o fim da manhã no Brasil (fim de tarde no Egito), foi localizada e recuperada o segundo gravador da aeronave, o FDR. A unidade estava em pedaços, mas o cilindro (aonde fica o pente de memória) estava em perfeitas condições. O segundo módulo agora irá para o Egito para leitura.

     Mais tarde, a CAA apresentou os módulos (veja abaixo).

           | Módulo de memória do gravador de voz | Foto: Civil Aviation Authority (CAA) |

           | Módulo de memória do gravador de dados | Foto: Civil Aviation Authority (CAA) |

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• Atualização #15 - 19/6/2016.

     .A Autoridade da Aviação Civil do Egito (CAA) informou no fim da noite no Egito (inicio no Brasil), que os módulos de memória do CVR e FDR passaram 8 horas em uma maquina de secagem. Durante o fim da noite (hora do comunicado), no momento do comunicado, os técnicos estavam realizando testes para posteriormente iniciar as tentativas de leitura dos dados das memórias.

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• Atualização #16 - 20/6/2016.

     Durante o fim de manhã de segunda no Egito, os técnicos estavam finalizando os primeiros reparos nas memórias para poderem tentar a leitura, que de acordo com os investigadores, poderia ocorrer no dia.

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• Atualização #17 - 21/6/2016.

     Parece que até o momento não houve sucesso no download dos dados. No ultimo comunicado (para a CNN), os técnicos estavam realizando mais reparos e testes elétricos, e dariam em no máximo uma semana o veredito, se as memórias poderão ser lidas ou não.

     Mais tarde, a CAA voltou cogitar em enviar os gravadores para o exterior, possivelmente para Washington (sede do NTSB). A decisão deve sair ainda nesta terça-feira. [Disse: Sherif Fathy - CAA].

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• Atualização #18 - 22/6/2016.

     No dia 22 de Junho de 2016, a informação oficial (não de portais de noticia) informou que os técnicos removeram acumulo de sal de mais de 200 circuitos das memórias. No momento os técnicos estão verificando qual componente da placa das memórias não está funcionando corretamente, afim de obterem uma leitura precisa dos dados. Também continua sendo feito o mapeamento de destroços da aeronave, que pelo comunicado poderão ser retirados do Mediterrâneo em breve.

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• Atualização #19 - 30/6/2016.

     No dia 27 de Junho de 2016, os técnicos da BEA repararam a memória do FDR na França. O gravador foi enviado ao Cairo (Egito) para o download de dados. Já os reparos da memória do CVR ainda esta sendo realizados, mas a expectativa é de êxito nos próximos dias.

     No dia 29 de Junho de 2016, o CAA informou que  download e leitura dos dados do FDR foram realizado com sucesso. Obtiveram no total, mais de 1200 parâmetros, do voo. Mas os dados pararam de ser gravados enquanto a aeronave voada em cruzeiro FL370.
     Os parâmetros confirmam que houve incêndio abordo da aeronave, já que confirma as informações do ACARS. Os destroços da parte do cockpit retirados do Mediterrâneo apresentam fuligem, o que pode praticamente confirma o incêndio abordo da aeronave.
     No momento ainda não se sabe aonde iniciou as chamas, ou o porque.

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• Atualização #20 - 2/7/2016.

     No dia 2 de Julho de 2016, os técnicos da BEA conseguiram deixar a placa de memória do CVR legível, sendo que os testes para o processo de download foram bem sucedidos. Agora a unidade voltará para o Cairo para a tão esperado download e leitura dos dados do gravador.

     • Opinião ANG - Esta perto de ser desvendado o que houve abordo da aeronave, os áudios darão o veredito do que houve no cockpit e arredores. Se foi terrorismo, haverá algum aviso da tripulação de alguém com algo incendiário abordo. Mas se for o que achamos que é, ou seja, fogo abordo, decorrente possivelmente de uma falha elétrica, haverá o áudio da tripulação relatando fumaça e fogo, e também as tentativas de executar os procedimentos de emergência para esta situação. É quase certo que o gravador de áudios da cabine também terá corte repentino na gravação, mas esperamos que não seja o caso, já que com o FDR ocorreu, o que dificultou a investigação. Veremos.

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• Atualização #21 - 5/7/2016.

     A Reuters no dia 5 de Julho de 2016, informou que ''fontes próximas'' confirmaram, escutando os áudios do CVR, que houve chamas abordo da aeronave, e que a tripulação lutou contra até o último minuto. Mas até a atualização deste AeroInvestiga, a CAA do Egito e a BEA não confirmaram a informação, sendo que a CAA emitiu um comunicado de cautela da mídia para infirmações sobre o acidente. Sem a confirmação da infirmação pela CAA ou BEA, esta informação vai sendo falsa.
     Assim que os órgãos oficiais se pronunciarem, voltaremos a atualizar esta postagem.

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• Atualização #22 - 9/7/2016.

     Passou os dias e a CAA do Egito não refutou ou confirmou a informação envolvendo o CVR.

     No dia 7 de Julho de 2016,  foi encontrado na costa da Netânia, possíveis destroços da aeronave.
     No dia 8 de Julho de 2016, as autoridades de Israel informaram que vão enviar os objetos para o Egito, aonde será analisado pela equipe de investigação do acidente, para saber se é ou não do avião.

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• Atualização #23 - 17/7/2016.

     No dia 16 de Julho de 2016, o CAA do Egito informou que nos áudios do CVR, os pilotos informaram fogo abordo da aeronave. Também foi mencionado que as análises dos destroços continua a ser feita, e que o navio da DOS encerrou sua missão no Mediterrâneo após não terem encontrados mais restos mortais, assim concluindo a atual missão do navio.

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• Atualização #24 - 28/7/2016.

     No dia 22 de Julho de 2016, o jornal norte americano New York Times, publicou um artigo com informações sobre o acidente. O artigo descreve que possivelmente a aeronave se dividiu em duas decorrente do incêndio abordo. Nos trechos da investigação no artigo, descreve que: ''A ausência de detritos grandes e uma relativamente grande dispersão de objetos ao longo do fundo do oceano indicam que o avião se partiu no ar, apesar de não explicar o que pode ter causado que a ocorrer''.

     O Relatório Preliminar deve sair ainda no mês de Julho ou inicio de Agosto.

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• Atualização #25 - 13/2/2017.

     No dia 15 de Dezembro de 2016, a Autoridade de Aviação Civil do Egito informou que na análise forense em alguns restos mortais, foi detectado vestígios de explosivos. Descoberta que muda completamente as suspeitas sobre a queda, antes era incêndio abordo, agora é terrorismo.

     Aeronaves NG segue monitorando as informações da investigação.

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• Fatos do acidente:
→ Está acidentado.
→ Desapareceu do radar egípcio a 37.000 pés.
→ Tempo estável no local e na hora.
→ Houve detecção de fumaça abordo (aviônica e banheiro).
→ A Aeronave enviou os sinais ELT após impactar nas águas do Mediterrâneo.
→ Ping de um dos gravadores (caixa preta) foi detectado no Mediterrâneo.
→ A Aeronave realizou manobra circular antes de cair (90° a esquerda e 360°).
→ Principais destroços foram encontrados.
→ Os Gravadores (de dados e de voz) foram recuperados.
→ Download dos dados do FDR foram realizadas com sucesso.
→ (Oficial) Houve incêndio abordo da aeronave.
     As demais informações ainda não estão 100% confirmadas.

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Teorias Plausíveis:

     Com as informações obtidas até o dia 20, surgiu as teorias relevantes para o acidente. Que foram sendo esclarecidas, sendo plausível ou não, durante as descobertas posteriores.

Teoria 1 - ''Sequestro''.
   • Quase Descartado.
     Pelos os dados estarem normais (visto no FR24) suspeita-se que o Transponder tenha sido desligado deliberadamente, assim tornando essa teoria uma bem plausível.
      Outro fatos que alimenta esta teoria junto com a terceira abaixo, é o pronunciamento do ministro de defesa do Egito. Que afirmou que a aeronave fez curvas para ambos os lados antes de desaparecer. Se a tripulação fosse surpreendida no cockpit, essas ações mencionadas pelo ministro poderiam ser uma disputa pela posse do controle da aeronave ou ordens do sequestrador. Mas essa informação do ministro ainda não foi confirmada pelo órgão de investigação do acidente, a BEA.
     Com as informações do ACARS, esta teoria se mostra quase incompatível com os eventos. Sequestro vai sendo descartado aos poucos.
     Com a confirmação das manobras fora da rota, esta teoria ganha um pouco de folego, mas mesmo assim, ainda é muito pouco plausível, as informações até então, não sustentam esta teoria.
     Agora é só aguardar a leitura do CVR e FDR para assim descartar esta teoria ou torna-la plausível novamente.

→ Teoria 2 - ''Ataque Terrorista''.
   • De volta a Plausividade.
     Uma descompressão em cruzeiro fragmentaria uma aeronave, assim ainda não pode se descartar um ataque terrorista (bomba). Até o momento nenhum grupo se manifestou dizendo que derrubou uma aeronave, pois então esta teoria no momento é bem pouco plausível, mas não descartada.
     Com as informações do ACARS, e do satélite norte americano, já quase descarta terrorismo.
     Surgiu a informação que os restos mortais indicavam explosão abordo, mas logo depois o chefe de medicina egípcio refutou a informação. Se fosse confirmada, esta teoria voltaria a ser plausível.
     No dia 15 de Dezembro de 2016, o ECAA confirmou traços de explosivos em restos mortais. Devido a isso, a teoria volta a ser plausível. Resta saber se foi uma bomba, ou uma bomba incendiária.

→ Teoria 3 - ''Falha Mecânica ou Elétrica''.
   • Plausível.
     Falha no leme ou algum outro tipo de falha mecânica poderia ser a causa do acidente.
     Com a informação do ministro de defesa do Egito, pode-se achar que houve algum problema com a aeronave, mas é difícil achar algum motivo para cortar o envio dos dados via ADS-B a não ser falha elétrica gerada por algum fator.
     Com as informações do ACARS, agora sim pode-se suspeitar que alguma falha elétrica ocorreu na aeronave, curto gerando chamas é plausível, mas para isso tem que se saber se tinha algo bastante inflamável na área do primeiro alerta, ou seja no banheiro ao lado do cockpit ou em suas proximidades. Uma outra coisa que poderia causar um incêndio nesta área, é os cilindros de oxigênio (do piloto e co-piloto), objeto que já causou vários incidentes e acidentes aéreos antes.
     Com a confirmação da saída da rota (90° a esquerda seguido de um 360°) esta teoria ganha mais plausividade, pelo motivo da ação ser um ato para quando há emergência abordo.
     A Teoria de chamas abordo foi bem detalhada em nossa postagem (Confira).
     O Incêndio abordo foi confirmado no dia 28 de Junho. Tese sustentada pelo Aeronaves NG.

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Causa do Acidente:
     Incêndio abordo da aeronave.

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Investigação do Acidente:
Status: Em Investigação.

  15/12/2016 - Vestígios de explosivos são encontrados em restos mortais.
  16/07/2016 - John Lethbridge termina sua missão no Mediterrâneo.
  16/07/2016 - Áudios do CVR confirma que pilotos mencionaram fogo abordo da aeronave.
  08/07/2016 - Destroços serão entregues as autoridades do Egito.
  07/07/2016 - Possíveis destroços da aeronave são encontrados em Netânia.
  05/07/2016 - Reuters diz que fonte informou q áudios do CVR indicam fogo abordo.
  02/07/2016 - CVR está concertado e pronto para download, ato que deve ser feito no Cairo.
  29/06/2016 - Fogo abordo foi a causa principal para o acidente.
  22/06/2016 - Acumulo de sal é o motivo da demora no processo de leitura das memórias.
  21/06/2016 - Memórias poderão ir para Washington.
  21/06/2016 - Técnicos dão um prazo de 1 semana para darem um veredito sobre as memórias,
  20/06/2016 - Técnicos terminaram os primeiros reparos nas memórias.
  19/06/2016 - Memórias foram secas ficando 8 horas secando em maquina especifica.
  17/06/2016 - FDR da aeronave é recuperado no Mediterrâneo.
  17/06/2016 - Módulo de memória começará a ser analisado durante a noite no Egito.
  16/06/2016 - CVR da aeronave é recuperado no Mediterrâneo.
  15/06/2016 - Destroços da fuselagem são encontrados.
  13/06/2016 - CAA confirma a saída da rota (180° a esquerda seguido de 360°).
  10/06/2016 - Navio John Lethbridge chega ao local do ELT.
  09/06/2016 - Navio da DOS chega a Alexandria para pegar investigadores da BEA.
  01/06/2016 - Laplace detecta possíveis sinais de um dos gravadores no Mediterrâneo.
  31/05/2016 - Laplace chega ao local do acidente.
  31/05/2016 - Navio Laplace está perto de terminar a viagem até o local do acidente.
  30/05/2016 - Satélite do NOAA também detectou o ELT da aeronave.
  28/05/2016 - Navio da DOS deve chegar ao local do acidente em 12 dias.
  26/05/2016 - Confirmado, a aeronave enviou os ELTs após se acidentar.
  26/05/2016 - Navio hidrográfico esta a caminho do Mediterrâneo.
  24/05/2016 - Egito nega que restos mortais indiquem explosão abordo do A320.
  24/05/2016 - Restos mortais contem sinais de explosão diz perito do Egito.
  23/05/2016 - Egito nega curvas e descendência do Airbus A320 da Egyptair.
  23/05/2016 - BEA informa que a informação é falsa, não houve comunicação com ATC.
  23/05/2016 - Informação contraditória diz que piloto pediu ''descida de emergência''.
  22/05/2016 - Re-inicia-se as buscas pelo CVR e FDR no Mediterrâneo.
  21/05/2016 - Desmentida a informação da captura do sinal de um dos gravadores.
  21/05/2016 - Surge a informação que o sinal de um dos gravadores foi localizado.
  20/05/2016 - Divulgado as mensagens do ACARS que pode indicar fogo abordo.
  20/05/2016 - Satélite norte americano não detecta explosão no local na hora do desaparecimento.
  20/05/2016 - Exercito do Egito informa que encontrou os destroços e pertences dos passageiros.
  19/05/2016 - Os 2 objetos encontrados boiando no Mediterrâneo não pertencem a aeronave.
  19/05/2016 - Possíveis destroços são encontrados.
  19/05/2016 - Equipe de busca capta um sinal de emergência (ELT) da aeronave.
  19/05/2016 - Inicia as buscar pela aeronave.
  18/05/2016 - Airbus A320 da EgyptAir desaparece do radar.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: Airliners.net, FR24, Egypt Army (Via Mirror), EuroNews, CAA.

Informação Atualizada13 de Fevereiro de 2017 - 03:29 (BRT) - Horário de Verão.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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